5 Dicas infalíveis para escrever uma boa dissertação!

 

Escrever uma redação dissertativa pode ser um grande desafio para a maioria dos estudantes, mas não existe segredo! Uma boa dissertação depende somente de organização de ideias, linha de raciocínio coesa e uso correto da estrutura pedida. Siga as 5 dicas do Blog Academia da Mente para nunca mais ter dúvidas sobre a construção dessa modalidade de escrita! 

1. O hábito da leitura

 

A leitura é sem dúvidas uma das melhores ferramentas para se desenvolver habilidades linguísticas. Tal hábito estimula a criatividade, interpretação de texto e promove a extensão de vocabulário. O contato com livros, revistas e até mesmo artigos na internet são importantes para aprimorar ou criar boas práticas no uso da língua. Assim como a escrita, a leitura proporciona uma boa relação com a gramática e ortografia. 

 

2. Estrutura da redação

 

Uma redação dissertativa é de maneira geral segmentada em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução deve ser escrita de maneira clara e objetiva, contendo o seu ponto de vista acerca do tópico discutido. O desenvolvimento trará a redação argumentos que defendam sua posição, com dados e informações que os validem. Por fim, a conclusão deve encerrar o texto apresentando uma solução, críticas, sugestões ou advertências em relação ao problema identificado.  

 

3. Organização da linha de pensamento

 

Durante a construção do seu texto, lembre-se de fazer bom uso do rascunho. Organize bem suas ideias e anote tudo que achar importante para o desenvolvimento da sua linha de pensamento. É importante que sua redação seja bem estruturada e que contenha bons argumentos, mas deve também ser coesa. Desviar-se do tema pode na maioria dos vestibulares zerar a sua nota! Fique atento!!  

 

4. Uso de boas referências

 

O uso de referências confiáveis são de extrema importância para sustentar sua perspectiva sobre o tema discutido! Dados provenientes de pesquisas realizadas, boas revistas, livros e artigos científicos tornam seu argumento mais relevante. Da mesma maneira, a citação de autores aclamados, pensadores e especialistas na área dão mais crédito ao seu ponto de vista. Por isso, invista em leituras de qualidade!

 

5. Atenção aos detalhes

 

É indispensável fazer uma boa revisão de sua redação antes de passá-la ao caderno de respostas. Um texto bem estruturado pode ser estragado por pequenos erros de pontuação, acentuação e concordância. Além disso, releia para se certificar de que seus pensamentos estão sendo transmitidos da maneira correta. Verifique se não há parágrafos repetitivos ou trechos que podem ser excluídos, uma escrita direta e enxuta vale mais que uma explicação complexa, cansativa. 

 

 

 

Please reload

Postagens Recentes

O papel dos pais na educação infantil!

16/08/2018

Volta às aulas no segundo semestre!

31/07/2018

5 aplicativos para turbinar seus estudos do ENEM!

23/07/2018

1/1
Please reload

Tags

Please reload

© 2018  Academia da Mente | Aulas Particulares - Todos os direitos reservados