Quando a aula particular é necessária?

 

 

O Blog Academia da Mente já trouxe como tema os benefícios em contratar aulas particulares. Mais importante que isto é saber identificar quando o estudante precisa deste serviço. As razões pelas quais os pais, coordenadores pedagógicos, psicólogos ou o próprio aluno procuram a ajuda de um especialista são variadas. Confira as principais em nossa postagem.

1. Versatilidade nos métodos de ensino

 

Nem sempre o aluno consegue absorver todo o conteúdo dado em sala de aula. E o mesmo só irá se certificar disto quando colocar em prática os estudos. Tal fato pode ser ocasionado por metodologias adotadas pela escola ou professor. Através de um acompanhamento, o professor particular é capaz de identificar métodos mais eficientes de aprendizado para cada estudante.

 

2. Condições especiais do aluno

 

A dificuldade em aprender através dos métodos tradicionais é comum entre a maior parte dos estudantes, mas é agravada quando o aluno apresenta transtornos neurológicos, tais como déficit de atenção, hiperatividade, ansiedade. Nesses casos a ajuda nos estudos com um professor particular se torna fundamental. A atenção exclusiva, em um ambiente menos intimidador, ajudará o aluno a se sentir mais confortável para se dedicar aos estudos.

 

3. Mudança de grau escolar

 

Entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio há uma grande diferença em quantidade de matérias e ritmo em que os conteúdos são lecionados aos alunos. O mesmo ocorre no ingresso ao Ensino Superior. Essa mudança pode causar frustração em relação aos estudos e resultar em notas baixas. Para auxiliar o aluno com a criação de novos hábitos, planejamento, organização e aprendizado, o serviço de aula particular é uma ótima opção.

 

4. Mudança de Instituição de ensino

 

A transferência entre diferentes Instituições, de municípios, estados ou até mesmo países certamente gera problemas para o aluno. A metodologia, material e estrutura curricular podem se diferir, refletindo em consequências negativas. Isso é evidente nas mudanças de uma Instituição pública para particular e vice-versa. Uma tutoria pode auxiliar a nivelar o essencial para os alunos colocados em novos ambientes.

 

5. Preenchimento de lacunas

 

Há vários motivos pelos quais um aluno pode perder parte de uma matéria. Problemas de saúde, viagens, compromissos inadiáveis. Essa falta pode resultar em deficiência na matéria, mas os professores nem sempre podem se dedicar exclusivamente para um aluno em sala de aula. O serviço particular apresenta uma boa alternativa para reposição deste conteúdo, sem o qual o estudante pode ser prejudicado na evolução do aprendizado.

 

6. Preparo para uma avaliação específica

 

Estar bem preparado para um exame é fundamental, se você deseja bons resultados. Seja para uma avaliação escolar, concurso público, vestibular, é necessário praticar e estudar bastante. Procurar um professor particular para te auxiliar com resoluções de listas de exercícios, exames e provas antigas, além de revisar conteúdo didático é indispensável nesses casos.  

 

Please reload

Postagens Recentes

O papel dos pais na educação infantil!

16/08/2018

Volta às aulas no segundo semestre!

31/07/2018

5 aplicativos para turbinar seus estudos do ENEM!

23/07/2018

1/1
Please reload

Tags

Please reload

© 2018  Academia da Mente | Aulas Particulares - Todos os direitos reservados