Como organizar o tempo para estudos!

 

O estudo está diretamente atrelado a um bom desempenho acadêmico e grande parte de alunos do ensino médio e superior não sabem adequar o tempo à extensa grade de matérias. Nessa postagem, confira alguns passos para planificar suas atividades e utilizar o tempo de maneira otimizada!

1. Organizando suas atividades

 

Analise seu material e liste tarefas, trabalhos, projetos, provas e quaisquer outras práticas relacionadas ao ambiente acadêmico. Liste todas as atividades em tópicos, para separar e organizar suas pendências. Dessa maneira é possível dimensionar o tempo a ser disponibilizado para cumprir cada uma e a ordem de realização.

 

2. Criando o cronograma de estudo

 

Para a criação do cronograma é importante utilizar uma ferramenta visual. Recomendo o uso de uma agenda pessoal, calendário (físico ou digital) e planner. Nesses locais serão dispostos suas tarefas e para cada dia da semana ao menos um horário para estudo específico de uma disciplina.

 

3. Planejando suas sessões de estudo

 

Uma vez que suas atividades estejam devidamente listadas é preciso estruturar uma metodologia de estudo. Para evitar cansaço por repetitividade, empregue diferentes formas de aprendizado. Separe uma semana apenas para leitura do material didático, em outra comece a elaborar resumos das matérias e então faça exercícios. Monte uma rotina de maneira que o conteúdo seja estudado aos poucos, mas sem deixar acumular.  

 

4. Reservando tempo para atividades não acadêmicas

 

É muito difícil se animar e manter o foco nos estudos sem pensar também em como será o seu tempo livre. Esse é um erro cometido por estudantes que se sobrecarregam com inúmeras horas de estudo, mas com pouco descanso. Separe em sua agenda horários para atividades inadiáveis, como aniversários, consultas médicas, compromissos familiares e repouso.

 

5. Colocando em prática o cronograma

 

Inicie o programa montado e certifique-se de que nenhuma atividade seja deixada de lado. Para isso, verifique hoje tudo que será realizado no dia seguinte. Fique atento para adicionar ou remover atividades de acordo com mudanças de datas de prova ou entregas de trabalho e surgimento de compromissos. Verifique seu plano diariamente!

 

6. Controlando o foco, distração e procrastinação

 

Cada estudante possui suas particularidades e isso se aplica ao foco e nível de distração. Ao iniciar os estudos, é indispensável que você avalie qual é a melhor forma de trabalhar com cada disciplina. Alguns conseguem manter o foco por horas, mas a maioria dos estudantes não ultrapassam 45 minutos, então defina seu tempo. Intercale as matérias que mais gosta e menos gosta, assim você evita procrastinar o conteúdo que tem menos afinidade.  

 

7. Utilizando as pausas com sabedoria

 

Faça bom uso dos intervalos para não se desgastar física e mentalmente, crie intervalos mais curtos a cada 60-120 minutos e intervalos mais longos a cada 3-4 horas. E não se esqueça de dormir o suficiente para não prejudicar a saúde, descanse entre 7 e 8 horas. Sem um bom descanso, você será incapaz de seguir o cronograma adequadamente no dia seguinte!

 

Please reload

Postagens Recentes

O papel dos pais na educação infantil!

16/08/2018

Volta às aulas no segundo semestre!

31/07/2018

5 aplicativos para turbinar seus estudos do ENEM!

23/07/2018

1/1
Please reload

Tags

Please reload

© 2018  Academia da Mente | Aulas Particulares - Todos os direitos reservados