Postagens Recentes

Tags

Nenhum tag.

Dicas para estudar Física!


Essa é uma daquelas matérias em que geral torce o nariz, mas a grande chave para se conseguir alcançar um bom resultado é praticando!

Vale a pena ler a parte da teoria e fazer um resumo, incluindo as fórmulas e em qual caso serão utilizadas.

Estude os exercícios resolvidos, eles geralmente dão uma boa ideia de como iniciar o desenvolvimento dos próximos. Muitas vezes ficamos “tentados” a pular essa etapa, mas garanto que faz diferença. 😉


Organize uma lista de exercícios sobre o tema estudado em ordem crescente de dificuldade. A ideia é não tentar fazer logo de cara um exercício muito difícil!


Não se esqueça! Parte significativa da resolução de uma questão está na interpretação do enunciado! É a partir dessa leitura que você vai poder tirar todas as informações importantes.


Reescreva os dados que o exercício dá. Isso parece bobo, mas faz uma diferença enorme, principalmente em 2 momentos: na verificação das unidades de medida de cada grandeza envolvida e na substituição dos valores nas fórmulas. Fique atento!


Lembre-se sempre que é necessário manter a coerência entre as unidades. Por exemplo, você já sabe que força é dada pela massa multiplicada pela aceleração de um corpo, porém é importantíssimo que a massa esteja em [kg] e a aceleração em [m/s²] para que a força seja dada em [N].


Outra dica é: sempre que possível faça uma representação esquemática da situação! Quando o assunto são forças aplicadas em um corpo, essa representação é mais do que importante, é obrigatória. Então dê toda atenção ao famoso diagrama de corpo livre!


Não desanime! Às vezes temos um pouco mais de dificuldade em um assunto ou outro, o importante é não desistir. Procure outras fontes de estudo, outros livros, dicas online (desde que sejam de sites confiáveis), professores particulares, plantões de dúvida.


#dicas #física #exatas #estudos

© 2018  Academia da Mente | Aulas Particulares - Todos os direitos reservados